Podcast com o coletivo País Pretos

B764C901-FE70-4E3B-8BE4-ED1A015F1452

Para entender um pouco mais sobre a saúde capilar do nosso povo e como podemos auxiliar nossos filhos nestes cuidados, convidamos Marilia Gabriela, terapeuta capilar e fundadora do .

6 em cada 10 meninas cacheadas não gostam do seu cabelo. Este é um resultado da pesquisa que a Dove fez em 2018.

Não acredito que essa informação possa ser nova para você que está nos ouvindo ouvindo. Desde muito cedo os padrões de beleza afetam nossas crianças, sejam elas meninas ou meninos. Isso é um reflexo de todo o racismo estrutural embutido na sociedade e que não raramente é expresso através da crítica ao cabelo crespo e cacheado.

Você, certamente, já usou algum método para alisar seu cabelo ou conhece alguém próximo que fez ou faz isso. Mesmo com uma maioria negra em sua população, o Brasil foi o inventor e líder quando o assunto é “escovas progressivas” e outros métodos de alistamento a base de formol. Tentando diminuir o bullying na escola, muitos pais e mães pretas iniciam este procedimento ainda quando a criança é muito nova.

Ao contrário do que muitos pensam, a luta por um cabelo crespo e cacheado que seja respeitado pela sociedade e visto como bonito não é de agora. Para que em 2017, pela primeira vez, as buscas no Google por cabelos cacheados fossem maiores que cabelos lisos, houve muita resistência e persistência do nosso povo para que, antes de tudo, nos enxergássemos como portadores de cabelos lindos e cheios de vida.

Nosso muito obrigado aos meus ancestrais que lutaram para que hoje pudéssemos nos amar como somos.

Vem com a gente!


Mais informações em: https://podcastpaispretos.wordpress.com/mulher/


Músicas utilizadas nesse episódio: Blue Moon – JVNA , Mister Lady – Freedom Trail Studio, Dive Down – VYEN, Awake – Emmit Fenn e Night Snow – Asher Fulero. Disponíveis em: http://www.youtube.com/audiolibrary